Instalamos a célula de hidrogênio no Fiat Uno 2012 com 38.000km – a maior parte em estradas – carro com a manutenção em dia
No primeiro teste – rodamos com o veículo original em três rodadas e as três curvas estavam bem próximas uma das outras.
Na segunda rodada, rodamos com a célula de hidrogênio sem o extensor da sonda lambda. depois com o extensor de sonda lambda.
Depois trocamos o eletrólito e adicionamos soda cáustica e agua deionizada.
Resumo da ópera. O motor perdeu potência em todos os casos. Em torno de 3 a 4 CV. É real o resultado. Não acresceu nada ao desempenho do motor.
Será feito um teste de consumo na estrada . Como o propietário já tem as médias de consumo com o motor original, vamos comparar com as novas médias com a célula de hidrogênio.
Sempre tive curiosidade em ver in loco uma célula e seu desempenho – Vejo que a boataria é farta e “farta” as informações dignas de crédito.
Agora já sabemos que em materia de potência não tem dados positivos.
Vamos aguardar agora o resultado na estrada.
Arnaldo Wrublevski - Coordenação técnica