Falando de marketing

Nos próximos dias apresentaremos aqui uma série de matérias e artigos sobre marketing estratégico, tendo como objetivo maior contribuir no sentido de alertar e orientar sobre um assunto que afeta todas as pessoas do planeta terra.

Abordaremos o assunto focando políticas comerciais, faremos análises, críticas e sugestões isentas de quaisquer partidarismos ou paixões.

Vamos tratar o assunto com imparcialidade por que esse é o nosso jeito de ser. Temos certeza que vamos contribuir com a sociedade, porém se alguém se sentir afetado pelas nossas palavras ou diretrizes pode e deve comentar no espaço reservado, abaixo, para comentários.

sábado, 29 de agosto de 2009

Curitiba e o Marketing do Perde-perde

Descaso com o povo e o marketing do perde-perde do 
prefeito de Curitiba

Há dias atrás a TV Educativa do Paraná mostrou reportagem onde exibiu imagens de um local onde resíduos de tinta amarela tem sido sistematicamente lançados no Rio Bemlém pela oficina de placas da Urbs. Tudo isso acontecia bem ali do ladinho da Estação Rodoferroviária, naquele trecho onde o rio deixa de ser subterrâneo. A Urbs para que não sabe é uma empresa S/A. que fora criada para planejar a urbanização de Curitiba, logo é um orgão prestador de serviços públicos, portanto subordinado a Prefeitura Municipal de Curitiba.

Na reportagem a TV Educativa pedia que a administração municipal se manifestasse, porém até aquele momento não havia qualquer declaração do prefeito ou de seus secretários sobre o assunto.

Durante algum tempo embora eu - possivelmente como um grande número de curitibanos - estivesse atento não li ou ouvi nenhuma satisfação da administração municipal sobre o caso.

Foi no decorrer desta semana, não sei precisar o dia, que vi na televisão uma propaganda da Prefeitura de Curitiba onde uma moça e um rapaz com aparência virginal (parece que ambos ainda não tiveram a primeira experiência sexual)falam sobre o Eco cidadão e dizem que a prefeitura está investindo na conservação dos rios, etc, etc. O visual da campanha está bonito, aparece um riozinho estilizado que á manipulado pela moça. Um desenho animado mostra uma rede de esgoto bem limpinha etc.

Pelo porte da campanha: produção e veiculação e fácil saber-se que o investimento nessa mídia foi um investimento considerável que se revertido em favor do pobre Rio Belém, por exemplo, poderia ser uma resposta bem mais eficaz para a populaçao de Curitiba. Mas não foi.

Enfim, Curitiba perdeu com a natureza quando a Urbs poluiu o Rio Belém e perdeu quando pagou para produzir e veicular uma propaganda que não é uma boa resposta e também não traz qualquer benefício para a natureza. Esse é o marketing do perde-perde da "tiurma" do prefeito Rafael Greca.

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