Falando de marketing

Nos próximos dias apresentaremos aqui uma série de matérias e artigos sobre marketing estratégico, tendo como objetivo maior contribuir no sentido de alertar e orientar sobre um assunto que afeta todas as pessoas do planeta terra.

Abordaremos o assunto focando políticas comerciais, faremos análises, críticas e sugestões isentas de quaisquer partidarismos ou paixões.

Vamos tratar o assunto com imparcialidade por que esse é o nosso jeito de ser. Temos certeza que vamos contribuir com a sociedade, porém se alguém se sentir afetado pelas nossas palavras ou diretrizes pode e deve comentar no espaço reservado, abaixo, para comentários.

sábado, 26 de outubro de 2013


Queria ser uma Mosquinha... agora pode!



Quem de nós nunca ouviu isto? saber o passa se passa, realmente, na cabeça dos outros é uma tarefa um tanto difícil... mas não impossível.

Saber o que tanto as pessoas digitam em seus celulares;
o que recebem em mensagens de texto, de quem recebem, para quem enviam.
o que falam, com quem falam. 






Pesquisa feita por uma empresa especializada em internet apontou que 73% das pessoas entrevistadas disseram que trairiam seus parceiros com conversas picantes pela internet, se não houvesse o risco de serem descobertas. Mas a situação é mais grave do que se pensa e muitas pessoas de bem começam como brincadeira e perdem o controle, se transformado em verdadeiros "biscates virtuais" e alvos fáceis a chantagens, humilhações e sofrimentos que poderiam ser evitados. 


O avanço da tenologia traz muitas ventagens: maior produtividade no trabalho e melhora a qualidade de vida das pessoas pela agilidade nas telecomunicações. Por outro lado, faz com que pessoas de má índole ganhem acesso a pessoas incautas que antes do fenômeno da internet não tinham. A traição conjugal sempre existiu, mas estar 24 horas em uma vitrine é um fato novo. A qualquer hora do dia ou da noite tanto o homem quanto a mulher podem, mesmo estando junto do seu parceiro, receber desde de um cumprimento, um elogio, um bate papo mais apimentado ou até uma cantadinha ou um convite para sair... tudo depende da forma como o assunto é tratado e do caráter daquele que é abordado por este tipo de contato. 



A pedofilia mesmo sendo um crime hediondo, avança em todos as estatísticas. Pais incautos (que nada entendem de informatica) deixam seus filhos a mercê dos mercenários que buscam suas caças no ambiente virtual para entregar a pedófilos endinheirados.



O fato é que em outros tempos nossa família estava segura dentro de casa, hoje  o mal entra nas nossas cassas, invade o nosso quarto, a nossa cama... antes nos tínhamos que nos proteger fisicamente, agora temos que crescer em caráter,  em personalidade, em espírito e passarmos isto para nossos filhos. Para que possam defender-se.



A tecnologia tão benéfica ao trabalho e a qualidade de vida é a mesma usada pelos "abutres" de plantão, que sem consciência do mal que fazem aos outros e a sí próprios  seguem numa vida promíscua vazia, buscando aventuras amorosas virtuais rumo a uma velhice de solidão.



Mas nem tudo está perdido: existe sim maneiras e maneiras de sabermos: apenas temos que focar um alvo (pessoa). A partir daí tem-se como saber:



  1. Localização: o local exato onde o alvo esteve (ou está), horário da chegada/tempo de permanência/horário da saída;
  2. Chamadas telefônicas discadas: completadas e perdidas, com números de telefone/data/hora/min e tempo de duração;
  3. Chamadas telefônicas recebidas: atendidas e não atendidas, com números de telefone/data/hora/min;
  4. Mensagens de texto: sms ou chat em qualquer ambiente, pelo telefone celular ou pela internet: as enviadas e recebidas com remetente e destinatário, data/hora/minuto e acesso completo a textos, imagens e videos;
  5. Mensagens de voz:  ou chat em qualquer ambiente, pelo telefone celular ou pela internet: as enviadas e recebidas com remetente e destinatário, data/hora/minuto e acesso completo a textos, imagens e videos;
  6. E-mails: enviados e recebidos e deletados com remetentes e destinatários, o conteúdo completo (textos, imagens e videos e arquivos anexos);
  7. Calback: alguns sistemas trazem a opção de que possamos fazer uma ligação para o telefone do Alvo e ficar ouvindo tudo o que está sendo falado. Também é possível enviar um comando para saber o local onde a ligação está sendo atendida e acionar a câmera do aparelho Alvo para receber as imagens em tempo real, tudo isto sem que o alvo perceba.  


Existem vários tipos de sistemas com diversas formas de atuação  alguns operam via servidor, ou seja: deixam uma porta escutando o alvo e armazenam todos os eventos que envolvam o Alvo. Os  dados podem ser acessados a qualquer momento pela internet ou diretamente no servidor. Alguns sistemas optam por dinamismo: funcionam em tempo real. sabe aquele sisteminha que os bancos usam para informar movimentações na sua conta? pois é, são eles mesmos, configurados para monitorar um Alvo ele avisa quando o Alvo acessa o Facebook e abre o site para vc acompanhar os eventos em tempo real; avisa que o alvo recebeu um e-mail e abre a msg pra você ver; se o alvo recebe uma cantadinha pelo messenger quem monitora acompanha o evento em tempo real e observa a resposta do alvo também em tempo real. um sms por telefone recebido pelo Alvo também chega na mesma hora uma copia para o monitorador. Solicitações de amizade feitas e recebidas e postagens que citem o Alvo nas redes sociais, enfim tudo que esteja relacionado ao seu Alvo estará a disposição do monitorador. Também existem sistemas mistos: estes são mais completos ainda, pois armazenam os dados relacionados ao Alvo e disponibilizam para uso a qualquer tempo e também operam online. Ou seja: seja o monitorador pode optar saber em tempo real ou ver em outro momento.

Toda esta nova onda tecnologica que nos afeta para o bem e para o mal deve ser tratada com cautela, tome muito cuidado com as decisões a tomar a partir das informações obtidas porque sistemas eletrônicos são instáveis e, portanto sujeitos a erros e panes. Note que muitas vezes você testa uma ligação para seu próprio celular com carga na bateria e ótimo sinal e o sistema responde ocupado ou fora de área... isto é uma prova cabal de o quanto o sistema é falho. Portanto se alguém resolver monitorar seu cônjuge deve ter atenção redobrada, por que o ciúme faz ver coisas que não existem. Bastante cautela, não vá sair por aí agredindo verbal ou fisicamente ninguém sem antes conversar muito com base nas informações obtidas. Lembres-se que uma pessoa injustiçada irá te odiar para sempre. Por outro lado posso dizer que que levei muitos sustos e muitas pessoas acima de qualquer suspeita foram flagradas em atos que nem é bom comentar... as sacanagens existem de verdade e muitas vezes está muito perto de nós, é outro cuidado que temos que ter.  

A coisa é tão séria que sabendo disso sabe-se que não existe mais privacidade, muita gente, inclusive algumas que trabalham com informática podem pensar que esta matéria é uma utopia, um delírio... alguns por falta de conhecimento mesmo, mas outros poderão criticar porque fazem parte daquela parcela que quer monopolizar o conhecimento. E também alguns que tiram proveito do desconhecimento no segmento e evitam alterar o status quo.

Adão Ribeiro dos Santos, marketólogo, desenvolvedor de canais de vendas e novos produtos, empresário atua no segmento rastreamento por satélites desde de 1996. Atual diretor da Planeja Marketing Consultores Associados - Curitiba, PR e da RastreOn Sistemas de Rastreamento. 

Contatos para planejamarketing@gmail.com

Visitas