Falando de marketing

Nos próximos dias apresentaremos aqui uma série de matérias e artigos sobre marketing estratégico, tendo como objetivo maior contribuir no sentido de alertar e orientar sobre um assunto que afeta todas as pessoas do planeta terra.

Abordaremos o assunto focando políticas comerciais, faremos análises, críticas e sugestões isentas de quaisquer partidarismos ou paixões.

Vamos tratar o assunto com imparcialidade por que esse é o nosso jeito de ser. Temos certeza que vamos contribuir com a sociedade, porém se alguém se sentir afetado pelas nossas palavras ou diretrizes pode e deve comentar no espaço reservado, abaixo, para comentários.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Desejo de empresário!


Em todos esses anos de esforços continuados aprendemos muito, e hoje conhecemos bem a distância que separa prática de teoria.
A maioria absoluta das pessoas que produzem qualquer tipo de produto tem a mesma dificuldade: VENDER.
Quase a unanimidade dos proprietários de pequenas empresas tem uma frase pronta: Preciso vender mais! Vender, vender!
Todos, ou para não ser injusto, quase todos que nos procuram têm a mesma frase: Preciso vender mais, como é que eu faço? – e ficam esperando alguma fórmula mágica... Porém quando nos é permitido nós damos a ele uma fórmula mágica: TRABALHO, MUITO TRABALHO! E trabalho produtivo. Porque venda é um efeito e não uma causa. Em nossas atividades observamos que os problemas que afetam as vendas de uma empresa quase sempre estão muito distantes do gerente de vendas e mais ainda do pobre vendedor que se debate nas ruas enfrentando sol ardente e às vezes chuvas, frios. Em suma, as dificuldades nas vendas na maioria dos casos estão longe do setor de vendas.
Para melhorar as vendas observamos o todo da empresa e ora sugerimos mexer na manutenção, ora nas compras, nos produtos, e assim sucessivamente.
É importante citar que sempre que possível e desde que não haja excesso de funcionários procuremos aproveitar as pratas da casa, conquanto estejam dispostas às mudanças que certamente virão. Temos ao longo dos anos, recusado todas as propostas de trabalho de empresas que identificaram como prioridades as vendas e nos solicitam ações limitadas à área de vendas.
Classificamos os problemas de uma empresa em dois tipos: a) sabemos quem pode resolver isto com segurança; b) não sabemos como resolver e não temos idéia de quem o possa fazê-lo. Não importa se é caro ou barato, se é simples ou complicado. O importante é se podemos ou não resolver! Você que é gerente ou diretor de uma empresa sabe bem do que estamos falando... Dizemos sempre que quando identificamos quem pode resolver o problema deixamos de ter um problema, agora quando temos o problema e não sabemos resolver e também não sabemos quem o poderá resolve-lo, aí temos infinitos problemas.
Poderia relatar aqui centenas de casos que tive a oportunidade de presenciar, de grupos de trabalhos de grandes empresas onde ”doutores” se debatem em reuniões infindáveis enlouquecidos com problemas que duram dias... semanas... meses. E muitas vezes são problemas de fácil solução. As empresas de médio porte acima partem em busca de solução dispondo para isso recursos, enquanto que as pequenas e micros quebram.

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